terça-feira, 27 de janeiro de 2009

História da Grécia

  • Origens

A antiga Grécia Continental fazia fronteira com a Ilíria a norte, a leste com o Egeu, a oeste com o mar Jónico, e a sul com o Mediterrâneo. Tinha mais de 100.000 km². As suas montanhas, com o céu quase sempre azul e o seu clima suave faziam da Grécia um dos mais maravilhosos e melhores países do mundo. Foi naquele pequeno país que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos. Naquele tempo a civilização grega estava dividida em cidades-estado, que dominavam as grandes áreas das margens do Mediterrâneo e do mar Negro.
Actualmente, a Grécia é um único país de poder reduzido, sendo um dos países menos desenvolvidos da Europa. Atenas é a capital e maior cidade do país, com quatro milhões de habitantes. Em Atenas e em outras partes da Grécia, existem esplêndidas ruínas de monumentos do passado glorioso da antiga civilização.
Há milhares de anos, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado. A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidentais. Os gregos da Antiguidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam o grego, mesmo que não vivessem na Grécia Continental), e davam o nome de Hélade a sua terra. Os que não falavam o grego eram chamados de bárbaros. Nunca formaram um governo central, porém estavam unidos pela mesma cultura, religião e língua. A Grécia tornou-se independente em 14 de Setembro de 1829, após o Tratado de Adrianópolis ser assinado entre Rússia e Turquia, o qual pôs fim à guerra de independência.

₁-O mar Jónico separa a península italiana e a Sicília a oeste da Albânia e da Grécia a leste. Ele se liga ao mar Tirreno pelo Estreito de Messina e ao mar Adriático pelo canal de Otrante. Deu seu nome às ilhas jónicas, arquipélago ao largo da Albânia do Sul e da Grécia. Engloba o golfo de Tarento na Itália do Sul.

A civilização da Grécia começou há mais de dois mil e oitocentos anos. Nesse tempo, a civilização estava dividida em cidades-estado que dominavam as áreas das margens do Mediterrâneo e do mar Negro. (as cidades-estado da Grécia são: Tróia, Atenas e Esparta)


A Grécia actualmente é um país com pouco poder, o que significa que é um dos países menos desenvolvidos da Europa. Atenas é a capital da Grécia, existem elegantíssimos monumentos da antiga civilização.


  • Jogos Olímpicos


Os jogos olímpicos nasceram na Grécia, em Atenas, no ano de 776 a.C. sendo que nessa altura os seus participantes eram apenas atletas amadores, só a apartir do séculos XX é que passaram a ser profissionais a participar.
Nessa mesma altura, esta celeberação aos deuses foi proibida por ser uma manifestação de paganismo* por Teodósio I.
Neste evento eram disputadas as seguintes modalidades:
- Natação;
- Atletismo;
- Ginástica.


Mais tarde o Barão Coubertin (aristocrata* francês) conseguiu, em 1896, reavivar os jogos olímpicos. A partir daí passaram a ser realizados de quatr0 em quatro anos.


Barão Coubertin ->















*paganismos - é o termo que utilizamos para nos referirmos ao movimento religioso não judaico-cristão, particularmente influenciados pelos Europeus.
*aristocrata - é alguém que é superior quer quanto à sua moral, quer ao seu aspecto intelectual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário